Terms and Conditions
VIDABOA Tours é uma marca nacional registada no INPI sob o número 579541, representando um projeto empresarial nas áreas de Atividades Turísticas com o alvará do I.T.P. nº 398/2010 e Agência de Viagens com o alvará do I.T.P. nº 7290/2017, com sede em Vila do Conde. A empresa oferece aos seus clientes atividades/experiências/tours com caminhadas em locais selecionados pela singularidade da sua beleza paisagística, riqueza cultural, patrimonial e gastronómica, operando em várias regiões de Portugal e Espanha, destacando-se pela cuidadosa preparação dos seus programas.
Perfil do Cliente
Os clientes da VIDABOA Tours são pessoas que apreciam uma forma de lazer baseada na atividade física, combinada com elementos culturais, gastronómicos, sociais e de convívio, que proporcionam um sentido único de vida: viver em harmonia, viver bem. A participação nas experiências está aberta a qualquer pessoa, desde que o participante esteja em boa saúde física, mental e emocional. Os participantes devem consultar o seu médico antes de participar, para garantir que cumprem os requisitos mínimos para participar ou abster-se de participar em atividades que envolvam caminhadas, particularmente aquelas classificadas como Moderadas e Difíceis. Pessoas com mobilidade reduzida serão aconselhadas caso a caso pela empresa, dependendo das condições específicas da experiência/tour.
Aspetos Legais
As experiências da VIDABOA Tours estão devidamente licenciadas pelo Instituto de Turismo de Portugal sob os números de registo 398/2010 e 7290/2017.
Programas
Os programas das experiências/tours da VIDABOA Tours destinam-se a grupos com um número mínimo de participantes, que varia de acordo com cada experiência/tour e é definido pela organização.
Uma experiência/tour pode ser realizada como Grupo Privado, em que o grupo propõe e acorda com a empresa uma data específica para a experiência/tour. Nesse caso, a experiência não pode ser aberta a outros, a menos que o grupo dê autorização explícita. Caso contrário, a empresa reserva-se o direito de incluir outros participantes numa experiência/tour de Grupo Aberto.
Responsabilidade e Autoridade do Guia
Os guias são responsáveis pela organização e gestão da experiência/tour. Eles devem fornecer todas as instruções necessárias, tanto antes como depois do início do percurso, incluindo informações sobre o nível de dificuldade e duração dos percursos, bem como sobre o património natural, cultural ou gastronómico dos locais visitados. Os participantes devem caminhar em grupo, seguindo as instruções dos guias da VIDABOA Tours para garantir a máxima segurança, sendo as instruções do guia finais.
Os participantes devem:
- Estar familiarizados e cumprir com os Termos e Condições Gerais aqui estabelecidos, bem como as condições específicas de cada programa e as orientações fornecidas pelo guia durante a atividade.
- Assegurar o pagamento prévio da experiência/tour.
- Garantir que estão em boas condições de saúde, tanto física, mental, como emocional, necessárias para participar da experiência/tour. A VIDABOA Tours não se responsabiliza por quaisquer problemas de saúde decorrentes de condições pré-existentes. Os participantes devem consultar o seu médico para confirmar que cumprem os requisitos mínimos de participação ou abster-se de participar em atividades de caminhada, particularmente aquelas classificadas como Moderadas+ ou Difíceis. Pessoas com mobilidade reduzida serão aconselhadas caso a caso, dependendo das condições da experiência/tour.
- Trazer equipamento apropriado para a experiência/tour, incluindo calçado adequado, vestuário, proteção solar e contra insetos, medicação pessoal, água suficiente, e proteção contra chuva e frio.
- Recolher todo o lixo produzido e descartá-lo num ponto de reciclagem ou instalação de recolha de resíduos. Fumadores devem armazenar as beatas com o seu lixo e cumprir com as regulamentações vigentes sobre onde/quando é permitido fumar.
- Ajudar o guia em caso de acidentes, emergências, ou auxiliar outros participantes ou indivíduos, se necessário.
- Respeitar o património natural de forma ambientalmente sustentável e comportar-se de forma socialmente responsável.
Alterações, Cancelamento ou Adiamento do Programa
Em caso de força maior, como chuva, mau tempo ou circunstâncias imprevistas além do controlo da organização (tais como incêndios, operações militares, cancelamento de autorizações, encerramentos inesperados, ou doença súbita dos responsáveis pela organização e logística), a atividade poderá ser atrasada, adiada parcial ou totalmente, ou simplesmente cancelada pela VIDABOA Tours. A empresa compromete-se a comunicar prontamente essas situações pelos canais de contacto habituais (telefone, e-mail, site). A VIDABOA Tours reembolsará os pagamentos efetuados apenas em caso de cancelamento sem possibilidade de adiamento, mas não haverá compensação financeira. Se houver atraso no início da experiência/tour, o tempo deverá ser compensado com a extensão da atividade no mesmo dia. No caso de adiamento ou substituição da experiência/tour, não haverá alterações no preço ou nas condições comerciais acordadas no programa original. As experiências/tours adiadas para uma nova data, agendadas dentro de oito dias, devem ser realizadas num prazo de sessenta dias a partir da data original. A VIDABOA Tours informará o cliente das datas disponíveis para adiamento, sendo da responsabilidade do cliente confirmar a nova data por escrito.
Responsabilidade de Terceiros
Sempre que um programa apresentar problemas (como ausências, atrasos, erros, entre outros) diretamente atribuídos a terceiros subcontratados, a VIDABOA Tours assume a responsabilidade de tratar dessas situações com o cliente. No entanto, qualquer processo de compensação ou reparação de danos será tratado simultaneamente pela VIDABOA Tours e pelo subcontratado responsável.
Seguro e Responsabilidade
As experiências/tours estão cobertas pelas apólices de seguro exigidas por lei. Para o seguro de acidentes pessoais (A.P.) e de responsabilidade civil (R.C.), exigido por lei para a VIDABOA Tours, os clientes devem enviar uma lista de participantes, incluindo nomes, datas de nascimento e números de identificação (cartão de cidadão ou documento equivalente) à empresa com pelo menos dois dias úteis de antecedência. O envio desta lista e o pedido de seguro garantem que os representantes legais da pessoa, grupo ou instituição que contrata a VIDABOA Tours, têm cobertura de seguro de A.P. e R.C. para as experiências/tours programadas. Se esta informação não for fornecida, os contratantes assumem integralmente as responsabilidades decorrentes de eventuais acidentes.
A VIDABOA Tours e seus representantes não se responsabilizam por acidentes ou infrações cometidos durante o trajeto até à atividade ou após a sua realização. A VIDABOA Tours reserva-se o direito de reivindicar compensação por desaparecimento ou dano de equipamentos pertencentes à empresa ou a terceiros, fornecidos aos clientes. Acidentes rodoviários ocorridos durante a experiência/tour não estão cobertos por estas apólices de seguro, sejam em veículos privados ou alugados, e os condutores são responsáveis por tais incidentes. As infrações de trânsito são da exclusiva responsabilidade dos condutores dos veículos.
Cobertura de Seguros – FIDELIDADE
Atividade de Animação Turística:
- Responsabilidade Civil: Apólice nº RC64317101 – Limite máximo de €50.000. Franquia: €10 da indemnização, com mínimo de €200.
- Acidentes Pessoais: Apólice nº AG64276424 – Morte e Invalidez Permanente: €20.000. Despesas de Tratamento: €3.500.
Agência de Viagens:
- Responsabilidade Civil: Apólice nº RC63809507 – Limite máximo de €75.000. Franquia: 10% dos danos individuais, com um mínimo de €500 e máximo de €2.500, incluindo seguro de risco de expatriados.
Licenciamento
A VIDABOA Tours é uma empresa de Animação Turística, licenciada sob o registo nº 398/2010 e Agência de Viagens nº 7290/2017. Por lei, disponibiliza um livro de reclamações, que será facultado aos clientes mediante pedido expresso dentro de três dias úteis, seja na sede da empresa, localizada na R. Correio do Ave, 10 – 4480-943 Vila do Conde, ou noutro local mutuamente acordado.
Condições Comerciais
Leia atentamente todas as informações sobre as Condições Comerciais disponíveis nesta página, assim como as Condições Gerais. Antes de participar de uma experiência/tour organizada pela VIDABOA Tours, consulte as páginas sobre Termos e Condições, Níveis de Dificuldade e Equipamento para desfrutar plenamente da sua jornada de lazer. Pode reservar o seu programa através do formulário de inscrição na página “Inscrição”. Para receber atualizações regulares ou esclarecer dúvidas, preencha o formulário de pedido de “Newsletter”, ambos acessíveis no site www.vidaboa.pt, sob o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) ou envie o pedido por email para geral@vidaboa.pt.
Seleção de Atividades
As experiências/tours para grupos são sempre escolhidas e agendadas com base nas preferências do cliente/grupo e na disponibilidade da VIDABOA Tours. Recomenda-se fazer as seleções com a maior antecedência possível. Consulte os programas de 1 dia ou de 2 a 4 dias em www.vidaboa.pt.
Confirmação de Atividades
A confirmação e formalização da experiência/tour acordadas com um cliente devem ser feitas sempre via email ou carta com o documento autenticado enviado pelo cliente. Documentos de confirmação aceites incluem notas de encomenda do cliente, notas de compra ou uma carta timbrada, assinada e carimbada. Esta proposta deve ser confirmada até 30 dias antes da data da experiência/tour programada. Pode ser confirmada em prazo mais curto, desde que a disponibilidade da data seja verificada. Nenhuma data é reservada para experiências/tours não confirmadas. A confirmação é considerada provisória e a data é reservada mediante o recebimento do documento acima mencionado. A confirmação torna-se oficial com o recebimento do pagamento acordado dentro de cinco dias úteis.
Preços
Os preços apresentados são indicativos e devem ser confirmados para cada programa mediante solicitação do cliente. Os preços incluem IVA e são válidos até 31 de dezembro de 2024.
Condições de Pagamento
50% do valor total é devido no ato de confirmação, com o saldo a ser pago até 10 dias antes da experiência/tour. Se a confirmação for feita dentro de 10 dias da experiência/tour, o valor total deve ser pago de uma só vez.
Cancelamentos/Desistências do Cliente:
- Atividades de 1 dia: Se cancelado com mais de 24 horas de antecedência, o cliente receberá reembolso integral. Se cancelado com menos de 24 horas, não haverá reembolso. Se o programa incluir refeição, a decisão de cobrar ou não ficará a cargo do fornecedor do serviço.
- Atividades de 2 ou mais dias: Se cancelado até 30 dias antes da experiência/tour, o reembolso será integral. Para cancelamentos até 72 horas antes da atividade, 50% do valor será reembolsado. Se cancelado com menos de 72 horas de antecedência, 20% do valor será reembolsado. Cancelamentos feitos com menos de 24 horas não terão direito a reembolso.
Confirmação de Participantes
O número de participantes deve ser confirmado até 48h antes da atividade via email ou telefone. Se o número de participantes for inferior ao confirmado, será faturado o número originalmente confirmado. Se não houver confirmação, será faturado o número mínimo de participantes considerado no orçamento. Em todos os casos, as ausências serão consideradas para efeitos de faturação.