COUREL dos tesos cumes que ollan de lonxe!
Eiquí síntese ben o pouco que é un home…
Os Eidos, Uxío Novoneyra.
A Serra do Courel é uma região montanhosa localizada no sudeste da província de Lugo. Ela tem dois aspectos distintos em contraste com outros lugares: uma paisagem moldada por soutos de castanheiros, campos cultivados e prados, e uma natureza selvagem e indomada. Nas palavras do botânico Baltasar Merino, é “livre, rica e exuberante.”
A Serra do Courel, parte da Rede Natura 2000 como Sítio de Importância Comunitária (SIC), foi declarada uma Zona de Proteção Especial para os Valores Naturais, e o curso superior do Rio Lor é uma Reserva Natural Fluvial.
Na Serra do Courel, podemos avistar lobos, águias-reais e espécies vegetais raras, listadas no Catálogo Galego de Espécies Ameaçadas. Existem mais de trinta habitats prioritários de interesse comunitário. Em suas vastas e diversificadas florestas, encontramos azinheiras, bosques de castanheiros centenários, sobreiros, loureiros, teixos, carvalhos, aveleiras, bétulas, faias e sorveiras. Ao longo das áreas íngremes de água, estão as densas florestas chamadas “devesas”. A mais importante é a Devesa da Rogueira, um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza, que teremos a oportunidade de descobrir em uma caminhada.
Apoiam toda essa diversidade biológica as rochas mais antigas da Península Ibérica, como xistos, quartzitos e afloramentos de calcário que fornecem uma vasta gama de substratos. O pico mais alto da Serra do Courel é o pico Formigueiros (1.639m). São essas terras, pessoas e cultura que a VIDABOA convida você a descobrir, durante uma época do ano em que a paisagem se torna verdadeiramente encantadora com a usual sinfonia de tons outonais. Venha daí!…
0 comentários