COUREL dos tesos cumes que ollan de lonxe!
Eiquí síntese ben o pouco que é un home…
Os Eidos, Uxío Novoneyra.
A serra do Courel é uma região montanhosa situada a sudeste da província de Lugo. Possui dois aspetos destacadamente diferentes de outro lugar: uma paisagem humanizada por soutos, campos de cultivo e prados e uma natureza. Nas palavras do botânico Baltasar Merino: “livre, rica e exuberante”.
A serra do Courel inserida na Rede Natura 2000 como lugar de Importância Comunitária (LIC) foi declarada como Zona de Especial Proteção dos Valores Naturais, e o curso superior do rio Lor é Reserva Natural Fluvial.
No Courel podemos ver lobos, águias reais e espécies vegetais raras incluídas no Catálogo Galego das Espécies Ameaçadas. Os habitats de interesse comunitário prioritário somam mais de trinta. Nos seus bosques, variados e extensos, podemos encontrar azinheiras, soutos de castanheiros centenários, sobreiros, loureiros, teixos, carvalhos, aveleiras, vidoeiros, faias e sorveiras e junto às zonas de água de forte pendente, densos bosques chamados “devesas”. A mais importante é a Devesa de Rogueira, um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza, como teremos oportunidade descobrir no passeio a pé.
Sustentando toda esta variedade biológica, encontramos as rochas mais arcaicas da Península Ibérica, como as lousas, os xistos e os quartzitos e os afloramentos calcários que fornecem uma grande variedade de substratos. O maior pico da serra do Courel é o de Formigueiros (1.639m). São essas terras, gentes e cultura que VIDABOA vos propõe descobrir, numa época do ano em que a paisagem se torna verdadeiramente encantatória com a habitual sinfonia telúrica de tons outonais. Venha daí!…
0 comentários