O Parque Natural das Fragas do Eume está localizado na região interior entre as cidades galegas de A Coruña e Ferrol. “Fraga” é o termo galego para floresta. Neste caso, essas “fragas” são compostas principalmente por árvores de folha caduca, com carvalhos, bétulas, amieiros, castanheiros e olmos sendo as espécies mais proeminentes. Estabelecido em 1997, é uma das florestas atlânticas costeiras mais bem preservadas da Europa. Seus 500 habitantes estão espalhados por cerca de 9.000 hectares, circundando o vale do rio Eume, juntamente com outros rios menores, com encostas íngremes e profundas que criam um ecossistema único. Influenciado por um clima temperado e subtropical húmido, o parque abriga numerosas espécies de plantas e animais em risco de extinção, além de um rico patrimnio histórico, com o exemplo mais notável sendo o mosteiro medieval de Caaveiro.
Em nossa jornada pelas terras galegas, não poderíamos deixar de explorar uma das paisagens costeiras mais deslumbrantes da Europa: a costa Ártabra, uma região que os romanos chamavam de “Magnus Portus Artabrorum”, localizada entre as rias dos rios Ares e Ortigueira. Esta área é marcada pelas espetaculares falésias selvagens, as mais altas da Europa, e pelas rias (enseadas profundas), além da beleza de suas dunas, lagoas e praias.
A Serra da Capelada é um desses lugares mágicos, lar de um dos santuários de peregrinação mais antigos e populares da Galícia: o santuário de San Andrés de Teixido, a “meca” galega, onde “quem não vai vivo uma vez, vai três vezes morto”. Durante a nossa visita à Serra da Capelada, exploraremos também o Cabo Ortegal, com seu belo farol, o segundo mais setentrional da Espanha, onde podemos encontrar as rochas mais antigas da Península Ibérica. Uma maravilha natural destacada pelos “Tres Aguillóns”, um trio de rochas escarpadas, um paraíso para os mariscadores de percebes, mencionado por Ptolomeu há quase dois mil anos!
Essas são as paisagens que a VIDABOA convida você a conhecer.
0 comentários