O rio Sabor é um dos últimos rios selvagens da Europa, onde a natureza permanece praticamente intocada. O Vale do Sabor é classificado como uma Zona de Proteção Especial e faz parte da Rede Natura 2000.
Além da sua rica fauna, que inclui lontras, musaranhos-de-água, abutres, cegonhas-negras e águias-reais, as planícies de inundação são caracterizadas por uma comunidade arbustiva excepcionalmente bem preservada, incluindo o buxo. Várias ONGs tentaram impedir a construção da barragem concedida à EDP, alegando que esta poderia pôr em risco uma vasta gama de habitats únicos e a memória de uma paisagem singular que merece ser preservada.
A primeira caminhada começa perto da Ponte de Remondes, construída em 1678 pela família Távora e que será submersa; a segunda caminhada será em Larinho, Torre de Moncorvo, perto de onde a barragem está sendo construída, próximo à foz do rio Sabor. Também teremos a oportunidade de revisitar o melhor da gastronomia da região: pratos feitos com cordeiro churro da Terra Quente, queijo Terrincho e doces à base de amêndoa, especialmente as bem conhecidas amêndoas “cobertas” de Torre de Moncorvo.
0 comentários